segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Conclusão sobre a Qualidade de Vida no Trabalho



       O ambiente atual das organizações, conta com um cenário globalizado e competitivo, onde a busca pela qualidade de vida no trabalho (QVT) tem sido quase que uma obrigação.

     A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), mais do que uma forma de garantir a permanência do ser humano no ambiente de trabalho, é a forma pelo qual se estuda e busca aplicar melhores condições para o desenvolvimento do ser humano seja esta evolução social, mental e emocional.

       A QVT vem ganhando importância, uma vez que a necessidade do cuidado pela saúde e bem estar das pessoas durante o exercício de suas atividades profissionais é crescente, visando o equilíbrio dos interesses dos indivíduos e das organizações.

      A QVT surgiu, como uma tentativa de reduzir os conflitos internos entre os empregados, através das práticas gerenciais e gerar uma maior motivação no processo produtivo.

    A qualidade de vida no trabalho está ligada à motivação dos funcionários, para isso é necessário criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem com a gerência, com elas mesmas e entre seus colegas de trabalho.

     As pessoas trabalham por recompensas. Essas não precisam ser tangíveis, como dinheiro. Podem ser intangíveis, como no caso de deixar um funcionário ser líder de um grupo.

       O salário recebido pelos funcionários é uma importante forma de pagamento pelo seu trabalho, dedicação e esforço durante o mês, porém, existem fatores que motivam mais que o dinheiro. As condições físicas do ambiente de trabalho, por exemplo, onde trabalhar em um ambiente limpo, organizado, onde existam ferramentas adequadas para a realização do processo produtivo interferem bastante em sua motivação. A possibilidade de crescimento dentro da empresa e de ser reconhecido pelo seu trabalho. O feedback, que é um retorno dado pelo superior ao empregado de como está sendo seu desempenho. Um ambiente de menos conflitos internos, onde o trabalho em equipe e a maior comunicação com seus superiores são valorizados. Além desses fatores, os benefícios oferecidos pela empresa, como plano de saúde, valem alimentação, oportunidades de lazer ao funcionário e à sua família.

       A gerência ou líder mais próximo precisa estar sempre demonstrando que as pessoas têm um papel importante na organização e que outras pessoas contam com elas. Somos conscientes de que o trabalho é vital para o ser humano, torná-lo mais participativo, utilizando potencialidades e talentos, dar-lhes condições de trabalho adequadas, resultará no aumento da saúde mental e física dos trabalhadores.

      Assim, um programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), deve atingir todos os níveis, direcionando esforços para a canalização da energia disponível para o comprometimento humano. A necessidade de tornar nossas empresas competitivas colocou-nos de frente com a busca pela qualidade, que deixou de ser um diferencial competitivo, para se tornar condição de sobrevivência. Para tanto, é necessário reunir esforços para alcançar qualidade mas sem esquecer o comprometimento humano e que elas são a peça mais importante da organização. Com isso haverá qualidade e qualidade de vida no trabalho.

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